‘Envelhecimento feminino é natural e não deve ser temido', afirma ginecologista
O ato de envelhecer assusta muitas mulheres, principalmente, em uma sociedade com padrões estéticos fortemente enraizados. No entanto, de acordo com a ginecologista e especialista em terapia hormonal da Clínica Sagio, Rosa Araújo, envelhecer é natural e não deve ser temido, mas abordado com a devida importância para conseguir manter um estilo de vida saudável durante a terceira idade.
“Com a evolução da medicina hoje podemos envelhecer com uma qualidade de vida melhor, sendo mais ativos, fortes, resistentes, saudáveis. Aquela preguiça, cansaço ao extremo, queda da libido, sono e apatia podem ter soluções. Os hormônios sofrem alterações ao longo dos anos e apresentam uma queda significativa após os 35 anos, por isso, recomendo sempre a prática de hábitos saudáveis para um envelhecimento com qualidade de vida”, afirma Rosa Araújo.
O cuidado com a saúde da mulher deve ser levado em consideração desde a infância e, também nesta fase da vida já deve ser inserida a alimentação saudável e prática de atividades físicas com o objetivo de criar bons hábitos . Inclusive, a alimentação inadequada na infância, sedentarismo e irregularidade do sono sao fatores correlacionados as queixas de cólicas e de TPM.
Ter conhecimento sobre quais são os cuidados essenciais com a saúde da mulher garantem longevidade, além de uma qualidade de vida ainda melhor. As vantagens não param por aí, pois também é possível diagnosticar doenças de forma precoce, aumentando significativamente a chance de cura ou até mesmo preveni-las antes mesmo que aconteçam.
A partir dos 40 anos, as mulheres já podem começar a sentir os efeitos do climatério, fase de transição entre o período reprodutivo e o não reprodutivo, que antecede à menopausa, como as ondas de calor, distúrbios do sono e em muitos casos, depressão e ansiedade.
Durante este período, em que os ovários reduzem a produção do estrogênio e gradativamente se preparam para a cessação da menstruação, é necessário o auxílio médico para conseguir amenizar os prováveis sintomas da menopausa.
É relevante destacar também que as mulheres sofrem diversas mudanças físicas e hormonais durante toda a vida e que saber lidar com essas transformações pode garantir bem estar em todas as idades. Em função dessas alterações, as especialistas recomendam que as mulheres procurem ajuda médica para esclarecimento e avaliação da reposição hormonal.
“A terapia hormonal pode devolver a autoestima e o bem estar às mulheres. Digo sempre que hormônio é vida. Existem vários métodos de reposição hormonal que devem ser discutidos com seu médico. Vários estudos mostram que mulheres que fazem terapia hormonal diminuem os riscos de doenças cardiovasculares, osteoporose e doenças neurológicas degenerativas”, conclui a ginecologista e especialista em terapia hormonal da Clínica Sagio, Rosa Araújo.
Outras notícias

PF mira Marcos do Val e senador vai usar tornozeleira eletrônica
04 de Agosto de 2025

Veja quando e onde o abastecimento de água será interrompido na Bahia
04 de Agosto de 2025

Após tiroteio, ônibus não entram no Engenho Velho da Federação
04 de Agosto de 2025

Anclivepa Bahia oferece curso prático de castração para veterinários e estudantes
04 de Agosto de 2025

Leo Prates lança livro legislativo e reforça compromisso com a transparência e a boa política
04 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
