Lauro de Freitas é a segunda cidade mais violenta do Brasil, segundo Ipea
FOTO: REPRODUÇÃO
Dados divulgados pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) apontam um panorama pouco favorável para a Bahia. Segundo a pesquisa do órgão, o Estado tem nove cidades entre as 30 mais violentas do país. Analisando as primeiras 10 cidades da lista, quatro cidades baianas aparecem no topo.
O Ipea apontou Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, como a segunda cidade mais perigosa na lista. Simões Filho, também na região metropolitana, ficou com o quinto lugar. No sul do Estado, Teixeira de Freitas e Porto Seguro figuram no sétimo e nono lugar, respectivamente.
A SSP (Secretaria da Segurança Pública) da Bahia disse que desconhece a metodologia utilizada para a contagem das mortes nos estados brasileiros. O órgão afirmou que entende que, enquanto não houver uma padronização na coleta de informações dos estados, pesquisas como essa não vão colaborar para entender a real situação dos municípios e a dinâmica da violência no país.
A secretária explicou que, em uma cena de crime com cinco mortos por arma de fogo, os estados nordestinos contabilizam cinco homicídios. Em outros estados, na mesma situação, é contabilizado apenas um homicídio.
Para o órgão baiano, é necessário unificar a metodologia. Além disso, A SSP aponta que o Governo Federal deve implantar um plano de segurança com investimentos na área citadas, para que as informações sirvam para estabelecer estratégias para diminuir a violência.