Câmara aprova projetos de lei, indicações e resoluções

A Câmara aprovou, conforme acordo, projetos de lei, de resolução e de indicação de autoria dos vereadores. As matérias foram apreciadas na 49ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura, na tarde desta quarta-feira (9). A votação foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Carlos Muniz (PSDB).

Dentre as matérias aprovadas, consta o Projeto de Lei nº 164/23, do presidente Carlos Muniz, que dispõe sobre a obrigatoriedade de os hospitais da rede pública municipal e privada afixarem cartazes informativos sobre o direito de acompanhamento da pessoa idosa em caso de internação ou observação.

Outra matéria aprovada foi o Projeto de Lei nº 193/21, do vereador Isnard Araújo (PL). O projeto trata da dispensa da obrigatoriedade de parada dos ônibus para embarque e desembarque somente nos pontos, quando solicitado por pessoa portadora de deficiência física ou com mobilidade reduzida.

Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 413/21, que dispõe sobre a promoção da cultura oceânica nas instituições públicas de ensino. O vereador André Fraga (PV) é o autor da matéria que deve repercutir positivamente na educação dos jovens.

Registros

Ainda na sessão ordinária, os parlamentares fizeram registros sobre temas diversos. O vereador Claudio Tinoco (União), por exemplo, “comemorou parcialmente” a declaração da secretária Jusmari Oliveira, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), que “garantiu que o VLT do Subúrbio será construído pelo Governo do Estado”. Tinoco, que vem tratando da implantação do VLT nos debates da Câmara, informou que “já foram gastos R$ 57 milhões nesse projeto”.

A vereadora Marta Rodrigues (PT) e o colega Hélio Ferreira (PCdoB) defenderam um amplo debate sobre transporte urbano. Segundo Marta, a Comissão de Transporte já vem realizando debates sérios sobre o tema. A colega da bancada de oposição, Laina Crisóstomo (PSOL), também entrou na discussão sobre transporte e considerou o BRT (Bus Rapid Transit – sistema de ônibus de trânsito rápido) desnecessário. 

Na avaliação do vereador Tiago Ferreira (PT), ampliando a discussão sobre transporte urbano, “o que estamos vendo é oportunismo político no debate do VLT”. Ele também pediu uma solução para a questão trabalhista que envolve os rodoviários demitidos da extinta CSN.    

O vereador Randerson Leal (PDT) agradeceu a todos que o ajudaram retornar à Câmara, citando o presidente Carlos Muniz, o governador Jerônimo Rodrigues, o vice-governador Geraldo Júnior, o vereador licenciado Henrique Carballal (PDT), e o seu pai, o deputado estadual Roberto Carlos (PV).

“Falta dinâmica na economia de Salvador”, avaliou Sílvio Humberto (PSB) ao tratar a queda do PIB da capital baiana. Conforme o vereador, Salvador perdeu a liderança, no Nordeste, para Fortaleza.

 

 

Fonte da notícia: Diretoria de Comunicação

Outras notícias

CULTURA

Salvador: Especialista critica fim do Samba de São Lázaro e alega 'caça' à cultura negra

26 de Novembro de 2024

CIDADE

Lanchinhas que fazem travessia Salvador-Mar Grande seguem com serviços suspensos

26 de Novembro de 2024

CIDADE

Vestibular da Uesb: Consulta aos locais de prova já está disponível

26 de Novembro de 2024

CULTURA

Dia Nacional da Baiana de Acarajé é celebrado com programação especial e lançamento de selo comemorativo

26 de Novembro de 2024

CIDADE

Transalvador amplia prazo para cadastro de veículos para acesso às regiões do Carnaval

26 de Novembro de 2024

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024

O FENÔMENO DA BAIANA DE BIQUÍNI NO CHILE: Após ser flagrada por TV chilena posando só de biquíni na neve com - 6C 29 de Junho de 2024