Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa aprova criação do Dia da Eletromobilidade

A Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (22), o projeto de lei que institui o Dia da Eletromobilidade na Bahia, visando destacar o papel da utilização de meios de transporte híbridos e elétricos para a solução das dificuldades de mobilidade urbana e questões ambientais. A proposta teve como relator o deputado estadual Cafu Barreto (PSD), que defende a importância do tema num momento em que o desenvolvimento sustentável é um dos temas mais discutidos e trabalhados em todo o mundo. 

 

A data, indicada pela autora do projeto, Fabíola Mansur (PSB), deve ser celebrada anualmente em 29 de maio, mas ainda precisa de aprovação em plenário da Alba. Cafu, que é membro titular da Comissão, destaca que a iniciativa é mais do que representativa, já que a Bahia deve se tornar um polo tecnológico de transportes elétricos, com a chegada da montadora chinesa BYD.

“Nosso Estado se tornará um centro industrial brasileiro de eletromobilidade, e a instituição desta data especial é mais um ato para nos concretizarmos como referência em sustentabilidade. A BYD é a maior fabricante de carros elétricos do mundo e irá investir R$ 3 bilhões para instalar três fábricas na Bahia, devendo gerar mais de 5 mil empregos na produção de caminhões elétricos, veículos de passeio elétricos e híbridos, dentre outros produtos. Os híbridos, por exemplo, emitem menos CO2 e outros gases causadores do efeito estufa na comparação com veículos com motor a combustão. Então, isso significa que vamos gerar desenvolvimento verde e social, atrair investimentos, garantir emprego e renda para baianos e baianas”, destacou Cafu. 

 

Reforma Tributária

O deputado aproveitou o tema em discussão na Alba para destacar a Reforma Tributária, discutida no Senado Federal e que poderá resultar em benefícios fiscais à BYD para sua instalação e comercialização na Bahia. Cafu defendeu a atuação de Otto Alencar, presidente estadual do PSD e líder do partido no Senado. “O Brasil possui um dos sistemas tributários mais complexos do mundo, com multiplicidade de impostos, contribuições e taxas, aliada à alta carga tributária; um desafio para empresas e cidadãos. A reforma tributária surge como uma solução para esses problemas e os nossos senadores baianos Otto Alencar e Ângelo Coronel, grandes lideranças políticas representativas do nosso povo, têm atuado firmemente na simplificação da tributação brasileira, para modernizar o sistema, impulsionar a economia e promover competitividade empresarial, consequentemente, traduzindo-se também em inúmeros benefícios para nosso Estado”, finalizou.

Outras notícias

CIDADE

'Auxílio Mobilidade': desempregados podem ter transporte grátis em Salvador

18 de Agosto de 2025

CIDADE

Agosto Lilás: campanha leva feira, palestras e serviços ao Center Lapa até o dia 22

18 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Leo Prates participa de audiência pública para debater aviação regional em Vitória da Conquista

18 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável

15 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador

14 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024