Carlos Muniz destaca importância da celebração religiosa na união das pessoas
A tradicional Lavagem do Bonfim, uma das celebrações religiosas mais emblemáticas de Salvador, alcançou este ano mais uma edição histórica em razão dos 270 anos de inauguração da Igreja do Bonfim. A festividade religiosa, nesta quinta-feira (11), reuniu não só a comunidade local, mas também atraiu turistas de diversas partes do Brasil e do mundo, ansiosos por testemunhar e participar deste evento ímpar. Entre os participantes, destacou-se a presença sempre constante dos vereadores, reforçando o vínculo entre a tradição e a representatividade legislativa municipal.
Durante a cerimônia inter-religiosa na Basílica da Conceição da Praia, o presidente da Câmara, vereador Carlos Muniz (PSDB), enfatizou a importância da Festa do Bonfim não apenas como um ato de fé, mas também como um pilar fundamental para a união entre baianos e visitantes. Ele destacou que “a Lavagem do Bonfim é um momento de renovação espiritual e de celebração da rica cultura baiana, elementos que transcendem as barreiras do cotidiano e fortalecem os laços comunitários”.
Ainda em suas considerações, o presidente Muniz afirmou que os vereadores estão trabalhando com dedicação para o povo de Salvador ter dias melhores e pediu ao Senhor do Bonfim para dar paz e saúde ao povo.
Muniz disse ainda, concluindo: “A Lavagem do Bonfim é mais do que uma festa religiosa, é uma manifestação de fé, cultura e identidade. A presença dos vereadores evidencia o reconhecimento da importância desse evento para Salvador e para o Brasil. É um momento onde o sagrado e o profano, o político e o popular, o local e o global se encontram, tecendo juntos o rico mosaico cultural baiano”.
Cortejo
A festa religiosa iniciou com um cortejo que partiu da Basílica da Conceição da Praia, percorrendo cerca de 8 quilômetros até alcançar a Igreja do Bonfim. Este trajeto não é apenas uma jornada física, mas também um percurso de fé, onde cada passo é impregnado de significado e tradição. Os vereadores caminharam animados, ao lado de milhares de fiéis. Muitos dos participantes levaram consigo as tradicionais fitinhas do Bonfim, símbolos de fé e devoção.
Ao chegarem à Igreja do Bonfim, ocorreu o ponto alto da festividade: a lavagem das escadarias, por baianas. Este ato, repleto de simbolismo, representou mais uma vez um gesto de purificação e renovação espiritual. A água de cheiro, elemento vital e purificador, foi derramada sobre os degraus da igreja, num ritual que entrelaçou a fé católica com as tradições do candomblé, evidenciando a singularidade do sincretismo religioso brasileiro.
A participação dos vereadores na festa foi além do simbolismo religioso, pois representou um compromisso com a preservação das tradições culturais e com o respeito à diversidade religiosa. Ao caminhar lado a lado com o povo, os representantes do Poder Legislativo Municipal demonstraram alinhamento com os valores e as crenças da população. Os parlamentares aproveitaram o momento para conversar com populares, reafirmando o seu papel como integrante ativo da comunidade.
Tema
“Com Jesus, o amado Senhor do Bonfim, aprendemos a caminhar juntos como irmãos”, foi o tema deste ano, de acordo com informações da Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim. Os festejos começaram nove anos antes da fundação da igreja.
Também participaram da Festa do Bonfim o governador Jerônimo Rodrigues, o vice-governador Geraldo Júnior, o prefeito Bruno Reis, secretários estaduais e municipais, deputados federais e estaduais, artistas, dentre outras personalidades que atuam na vida pública.
Fonte da notícia: Diretoria de Comunicação
Foto: Antônio Queirós