Templos religiosos terão isenção de imposto em contas de água, luz, telefone e gás na Bahia

FOTO REPRODUÇÃO
Igrejas e templos de qualquer culto ou denominação, de toda Bahia, terão isenção total do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas contas de água, luz, telefone e gás. Isso será possível graças ao deputado estadual Samuel Júnior (PSC), que protocolou na Assembleia Legislativa (ALBA) o Projeto de Lei Nº 22.163 conferindo às instituições religiosas baianas a isenção da tributação.
A proposta, que aguarda votação em plenário da ALBA, visa garantir o incentivo para a realização de projetos sociais desenvolvidos nos templos. "Comumente os templos religiosos transcendem o espaço de culto para servir a comunidade onde está inserida através de projetos sociais que beneficiam toda a localidade. Por isso estamos lutando para garantir o benefício fiscal a essas entidades para que as mesmas possam receber do Estado uma contrapartida pelos serviços assistenciais que promovem", afirmou o parlamentar.
Para usufruir do benefício, os templos devem comprovar a propriedade do imóvel por parte da entidade mantenedora, o contrato de locação ou comodato, devidamente registrado em cartório, ou a decisão judicial da posse direta. Além disso, a instituição deverá ter o registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) contendo a indicação da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae), específica de templos de qualquer culto, e a regularidade fiscal perante a União, Estado e Município.
Salvador
Em agosto do ano passado, a Prefeitura de Salvador publicou um decreto que prevê a isenção fiscal a templos religiosos, atendendo o princípio constitucional que assegura a liberdade de crença, além do que veda ao poder público a instituição de impostos sobre templos de qualquer culto. O projeto protocolado por Samuel Júnior visa estender o benefício para entidades religiosas de toda Bahia.
Outras notícias

Usuários do Bolsa Família devem realizar acompanhamento nas unidades de saúde
11 de Julho de 2025

Leo Prates é destaque entre os “Cabeças do Congresso” e reforça força do trabalho coletivo
11 de Julho de 2025

Marcelle Moraes comemora aprovação nacional de lei que proíbe testes cosméticos em animais
10 de Julho de 2025

“Axé é afro e não é da igreja”, alerta especialista sobre apagamento no gênero musical baiano
10 de Julho de 2025

Alex Santana reforça infraestrutura de municípios baianos com entrega de equipamentos
09 de Julho de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
