Entenda projeto de indicação "Escola Sem Partido"

 
 
FOTO: Letícia França/Bahia 25 Horas.
ENTENDA: 
 
O projeto de indicação, que institui a Escola Sem Partido, prevê a fixação – em todas as salas de aula do ensino fundamental e médio – de cartazes com os deveres dos professores. O objetivo é limitar as questões abordadas pelo educador em sala, impedindo manifestações de crenças individuais, incitações para a participação de manifestações, atos públicos e passeatas. De acordo com o vereador Alexandre Aleluia (DEM), autor do projeto, a proposta é colocada com o intuito de respeitar o direito dos pais de educar seus filhos de acordo com suas convicções religiosas e morais. Na qual, o professor deve estar atento para que esses direitos não sejam violados por terceiros. 
 
“Não combater a doutrinação nas escolas é autorizar o assédio, constrangimento, intimidações e todo tipo de abuso contra alunos que são hostilizados, chegando a renunciar suas convicções por temer rechaço dos professores e colegas que já seguem a linha ideológica imposta”, defende o democrata. 
 
Os cartazes devem ter pelo menos 70 centímetros de altura por 50 de largura. Ao todo serão expressos seis deveres dos professores, sendo que o primeiro diz textualmente: “O professor não se aproveitará da audiência cativa dos alunos para promover os seus próprios interesses, opiniões, concepções ou preferências ideológicas, religiosas, morais, políticas e partidárias”.
 
Por outro lado, a vereadora Marta Rodrigues (PT) apresentou o projeto “Escola Livre”. De acordo com a parlamentar, a proposta visa “garantir a pluralidade de ideias e concepções pedagógicas nas escolas públicas e privadas”.

Outras notícias

CIDADE

Lanchinhas que fazem travessia Salvador-Mar Grande seguem com serviços suspensos

26 de Novembro de 2024

CIDADE

Vestibular da Uesb: Consulta aos locais de prova já está disponível

26 de Novembro de 2024

CULTURA

Dia Nacional da Baiana de Acarajé é celebrado com programação especial e lançamento de selo comemorativo

26 de Novembro de 2024

CIDADE

Transalvador amplia prazo para cadastro de veículos para acesso às regiões do Carnaval

26 de Novembro de 2024

CULTURA

Novembro Salvador Capital Afro terá Filhas de Gandhy, Cortejo Afro e Gerônimo

26 de Novembro de 2024

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024

O FENÔMENO DA BAIANA DE BIQUÍNI NO CHILE: Após ser flagrada por TV chilena posando só de biquíni na neve com - 6C 29 de Junho de 2024