CPI do Centro de Convenções vai ser aberta na Assembleia Legislativa
O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Ângelo Coronel, confirmou nesta segunda-feira (03), em entrevista ao apresentador José Eduardo, na Rádio Metrópole, a instalação da CPI do Centro de Convenções. A decisão foi publicada na edição deste final de semana do Diário Oficial do Poder Legislativo. A investigação foi solicitada pela oposição, que reuniu os 21 votos necessários para instalação da Comissão.
FOTO: DIVULGAÇÃO
De acordo com o líder da Casa Legislativa, a Procuradoria Jurídica da Assembleia considerou prudente seguir com os ditames do regimento por haver a necessidade de se investigar sobre o estado de degradação do imóvel, que resultou no desabamento das estruturas, no dia 23 de setembro de 2016, causando inúmeros prejuízos, dentre eles para o trade turístico da Bahia. “O papel do parlamento é de fiscalizar e não só de aprovar leis, fazer títulos de cidadãos e medalhas, e este é o papel que estamos exercendo nessa nova era, destacando a independência dos deputados”, afirmou Ângelo Coronel ao responder a indagação do apresentador de que durante os 12 anos de gestão do deputado Nilo Coelho (PSL) à frente da presidência da ALBA, não foi instalada nenhuma CPI na Casa.
Questionado sobre como o governador Rui Costa estaria “encarando” a situação, Ângelo Coronel afirmou que o chefe do executivo estadual “é um democrata, que já foi parlamentar, e sabe que esta é uma prerrogativa dos deputados”. A bancada de oposição da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) vai tentar, mais uma vez, instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a situação do CCB. A assessoria do líder oposicionista, Leur Lomanto Jr. (PMDB), afirmou que a coleta já começa nesta segunda-feira (13), data da próxima sessão ordinária da casa.