Temer vai exonerar ministros para votarem pela reforma da Previdência
Foto: Reprodução
Todos os ministros que tiveram mandato na Câmara dos Deputados serão exonerados para que possam votar a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/16, que trata da reforma da Previdência, anunciou o presidente Michel Temer.
A votação está prevista para a segunda semana de maio no plenário da Casa, a exoneração deve ocorrer dias antes. No entanto, antes, o relatório de Arthur Maia (PPS-BA) será votado na comissão especial criada para discutir o tema.
A decisão foi anunciada na tarde desta segunda-feira (24), pelo ministro de Governo, Antonio Imbassahy, que também será exonerado para reassumir seu mandato pelo PSDB. Para o parlamentar, a medida se trata de um esforço do executivo já que vai ficar mais reforçado ainda com a ação efetiva e presente dos ministros na Câmara dos Deputados.
A ex-presidente Dilma Rousseff já havia adotado a mesma medida em abril do ano passado, quando exonerou quatro ministros que tinham mandato na Câmara para votarem contra o seu impeachment.
No entanto, o gesto de Temer vai além do voto no plenário. Ele quer os ministros atuando junto aos líderes dos partidos para garantir a fidelidade da base ao governo.