Manifestantes pró e contra Lula preparam atos em Curitiba
FOTO: Valmar Hupsel
O depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, marcado para esta quarta-feira (10) na sede da Justiça Federal em Curitiba, alterou a rotina na capital paranaense. Manifestantes favoráveis e contrários ao ex-presidente já estão na cidade, que preparou um esquema especial para garantir a segurança de todos os que pretendem acompanhar o depoimento, um dos mais aguardados da Operação Lava Jato. Será a primeira vez que Lula ficará frente a frente com o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da operação na primeira instância.
O grupo a favor de Lula está reunido na rodoferroviária da cidade. De acordo com os organizadores, são cerca de 5 mil pessoas, que vieram de vários estados para o "acampamento pela democracia", como o local ficou conhecido. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, 20 ônibus com manifestantes já chegaram a Curitiba, e mais 36 são aguardados nas próximas horas. Já os manifestantes que são contra o ex-presidente estão reunidos do lado de fora do Museu Oscar Niemeyer, no Centro Cívico.
Há um cordão de isolamento em um raio de 150 metros da sede da Justiça Federal paranaense, montado ontem e reforçado por policiais desde o início do dia. O esquema de segurança só permite a entrada de moradores, comerciantes e profissionais da imprensa.
Lula e Dilma
Os dois ex-presidentes petistas chegam ainda nesta manhã, em horários não confirmados, a Curitiba. Lula viaja em voo fretado, enquanto Dilma deve chegar em voo comercial pelo Aeroporto Afonso Pena. Como ex-presidentes, ambos têm direito a desembarque especial, mas as assessorias não divulgaram se os políticos requisitaram o benefício.O ex-presidente Lula ficará hospedado no Hotel Bourbon, na região central de Curitiba.