Projeto de lei prioriza contratação de empresas ecológicas em obras públicas
Foto: Vagner Souza/Bnews
Já tramita na Câmara Municipal de Salvador (CMS), o projeto de lei que prioriza a contratação de empresas que utilizem materiais ecológicos para realização de obras em espaços públicos, promovidas pela Prefeitura de Salvador. A proposição, de autoria da vereadora Marcelle Moraes, do Partido Verde (PV), foi protocolada em março e aguarda votação na Casa.
O material produzido pelas empresas, de forma ecologicamente correta, será utilizado na construção e nas reformas de praças, quadras e áreas de recreação, bem como nas traves de vôlei e futebol, cercados, bancos, barracas de praia e áreas de proteção dos atletas e população em geral.
“Adotar soluções que agridam menos o meio ambiente traz benéficos para o planeta e para toda a sociedade. A reciclagem contribui para a diminuição da poluição do solo, da água e do ar. Outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias”, explicou a parlamentar.
O Poder Executivo também poderá priorizar a utilização de madeira de eucalipto, por se tratar de material durável e atualmente inofensivo ao meio ambiente. “A madeira é um produto presente em quase todas as etapas das obras de construção civil. Por isso devemos adotar uma opção mais segura e consciente para utilizar os recursos naturais de forma racional e não comprometer gerações futuras”, finalizou Marcelle.