Planalto teme delação de Loures e novo inquérito

 

FOTO: REPRODUÇÃO

Integrantes do governo de Michel Temer avaliam que, apesar da negativa inicial da defesa, o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures pode negociar uma delação premiada que implique o presidente, o que aceleraria o que consideram ser uma escalada da Procuradoria-Geral da República e do Supremo Tribunal Federal contra o Planalto.

Entre os assessores de Temer, há quem acredite que os desdobramentos da crise, com a prisão de Loures, podem resultar na antecipação da denúncia e até mesmo na abertura de mais um inquérito contra o presidente, além de ampliar o desgaste político do governo, que tenta se segurar sob ameaças de desembarque de aliados.

No Planalto, a avaliação de consenso é a de que a prisão de Loures, neste sábado (3) em Brasília, impactará politicamente o julgamento no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que, nesta terça (6), volta a analisar a ação que pode cassar a chapa Dilma-Temer.

A crença é de que o humor dos sete ministros da corte eleitoral pode ser influenciada pela opinião pública, diante do agravamento do quadro político após a prisão de um ex-assessor especial do presidente da República.

A defesa de Temer, porém, ainda estuda uma eventual revisão de estratégia, caso avalie que não há mais possibilidade de vencer no plenário. Até o fim desta semana, o governo contava com um placar favorável --de 4 votos a 3-- para absolver a chapa, mas agora pode tentar protelar o julgamento, com um pedido de vista.

Outras notícias

POLÍTICA

Mais progresso: Juazeiro recebe motoniveladora destinada pelo deputado Alex Santana em aniversário

18 de Julho de 2025

POLÍTICA

Em imersão com indígenas na Aldeia Multiétnica, consultora denuncia retrocesso ambiental proposto pelo PL da Devastação

16 de Julho de 2025

POLÍTICA

PL propõe Banco Municipal de Boas Práticas Educacionais em Salvador

16 de Julho de 2025

SAÚDE

Usuários do Bolsa Família devem realizar acompanhamento nas unidades de saúde

11 de Julho de 2025

POLÍTICA

Leo Prates é destaque entre os “Cabeças do Congresso” e reforça força do trabalho coletivo

11 de Julho de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024