Janot 'tinha pressa e precisava derrubar o presidente', diz procurador

FOTO/REPRODUÇÃO 

O procurador da República Ângelo Goulart Villela, em entrevista para a Folha de S. Paulo, a primeira após deixar a prisão, disse que Rodrigo Janot fez o acordo de delação com a JBS com o objetivo de derrubar o presidente Michel Temer e impedir a nomeação de Raquel Dodge para substituí-lo no cargo de procurador-geral.

De acordo com ele, em uma conversa com Janot, o ex-procurador afirmou: “A minha caneta pode não fazer meu sucessor, mas ainda tem tinta suficiente para que eu consiga vetar um nome”. Segundo Villela, Janot “tinha pressa e precisava derrubar o presidente". "O Rodrigo [Janot] tinha certeza que derrubaria."

Villela ficou preso por 76 dias sob a suspeita de vazar informações do Ministério Público para a JBS. Ele deixou a cadeia no dia 1º de agosto. “A desonra dói muito mais que o cárcere”, disse ao jornal. Ele foi alvo da Operação Patmos, na qual foi denunciado por corrupção passiva, violação de sigilo funcional e obstrução de Justiça.

Em sua delação, Joesley Batista, da JBS, disse que Villela teria recebido uma "ajuda de custo" de R$ 50 mil por mês para vazar informações. Depois, porém, afirmou não saber se o dinheiro chegava ao procurador.

Villela integrava a força-tarefa da Operação Greenfield, que investiga um suposto esquema de uso irregular de recursos de fundos de pensão.

Na entrevista à Folha, ele negou ter recebido propina e disse ter se aproximado da JBS para negociar delação. Segundo ele, que se disse amigo de Janot, o ex-procurador-geral chamava Dodge de "bruxa" em conversas reservadas.

Outras notícias

CIDADE

Após suspensão de quatro dias, Travessia Salvador-Mar Grande é retomada

21 de Maio de 2025

POLÍTICA

Deputado Samuel Júnior é agraciado com a mais alta honraria de Goiás

20 de Maio de 2025

SAÚDE

Maternidade de Salvador apresenta estoque crítico no Banco de Leite Humano

16 de Maio de 2025

POLÍTICA

Iniciativa da gestão de Leo Prates na SMS de Salvador conquista reconhecimento internacional por inovação na saúde públi

16 de Maio de 2025

CIDADE

Travessia Salvador-Mar Grande retoma atividades após dois dias sem operar

16 de Maio de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024