Governo exonera diretor do Ministério da Saúde que deu aval para reverendo negociar compra da AstraZeneca

Lauricio Monteiro Cruz permitiu que entidade presidida por reverendo negociasse 400 milhões de doses da vacina AstraZeneca em nome do governo brasileiro.

IMAGEM: REPRODUÇÃO / TV GLOBO

O governo federal exonerou o diretor de Imunização e Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Lauricio Monteiro Cruz.

A exoneração foi publicada no "Diário Oficial da União" (DOU) desta quinta-feira (8) e é assinada pelo ministro chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos.

 

Lauricio Monteiro Cruz deu aval para que o reverendo Amilton Gomes de Paula, que preside a Secretaria Nacional de Assuntos Humanitários (ou Senah), negociasse a compra de 400 milhões de doses da vacina AstraZeneca em nome do governo brasileiro com a empresa Davati Medical Supply, segundo reportagem divulgada no Jornal Nacional da TV Globo.

De acordo com a reportagem, Monteiro Cruz enviou e-mail no dia 23 de fevereiro e tendo como assunto principal: "lista de presença e carta de proposta para fornecimento”.

“Inicialmente agradecemos a disponibilidade da Senah, representada por sua pessoa (...) Na apresentação da proposta comercial para fornecimento de 400 milhões de doses da vacina AstraZeneca. Todos os processos de aquisição de vacinas no âmbito do Ministério da Saúde estão sendo direcionados pela Secretaria Executiva”, relata trecho de e-mail enviado por Monteiro Cruz.

Relatos envolvendo a negociação do Ministério da Saúde com a Davati também foram responsáveis pela exoneração do ex-diretor de Logística da pasta, Roberto Dias, acusado por um intermediário da farmacêutico de cobrar US$ 1 de propina por vacina. Dias depôs na Comissão Parlamentar de Inquérito de quarta-feira, 8, foi preso por suposto falso testemunho e liberado após pagamento de fiança.

Outras notícias

POLÍTICA

PL da Câmara Municipal quer incluir celebração de Olojá da Feira de São Joaquim no calendário oficial de festas de Salva

05 de Agosto de 2025

Proposta em tramitação busca reconhecer oficialmente um dos eventos religiosos e culturais mais emblemáticos da capital baiana

POLÍTICA

PF mira Marcos do Val e senador vai usar tornozeleira eletrônica

04 de Agosto de 2025

CIDADE

Veja quando e onde o abastecimento de água será interrompido na Bahia

04 de Agosto de 2025

CIDADE

Após tiroteio, ônibus não entram no Engenho Velho da Federação

04 de Agosto de 2025

SAÚDE

Anclivepa Bahia oferece curso prático de castração para veterinários e estudantes

04 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024