Setembro Amarelo: Prefeitura realiza ação no Centro de Saúde Mental Aristides Novis
Com o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao suicídio e dos cuidados com a saúde mental, o Centro de Saúde Metal Aristides Novis, localizado no Engenho Velho de Brotas, preparou uma programação especial que acontecerá durante todas as quartas-feiras deste mês, em alusão ao Setembro Amarelo.
No encontro desta quarta-feira (13), a equipe da unidade acolheu cerca de 80 assistidos em uma palestra que abordou pontos relacionados à positividade, valorização à vida, transformação e cuidados contínuos com a saúde mental.
Morador da região, Gilmário Oliveira, de 48 anos, é um dos pacientes acompanhados pela unidade. Ele revela o quão importante é o trabalho realizado no local. “A equipe de cuidado aqui do centro é muito importante no meu processo. Eu agradeço por ter seres humanos para dar as mãos, aqui o cuidado é constante, é uma equipe que está sempre se reinventando”, conta.
De acordo com Rosemary Andrade, gerente da unidade, as ações de cuidado com a saúde mental não se restringem apenas ao mês de setembro. “A gente entende a importância do Setembro Amarelo e nesse mês potencializamos as ações aqui na nossa unidade, mas precisamos lembrar que vivemos no nosso corpo e a prevenção e cuidado com a saúde mental deve fazer parte do nosso dia a dia”, explica.
Atualmente, cerca de 100 pacientes são atendidos diariamente no Centro de Saúde Mental Aristides Novis. Apesar de pertencer ao Distrito Sanitário de Brotas, a unidade também acolhe pacientes de outras regiões da cidade como Cabula, Liberdade e Centro Histórico. O centro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Rede - Na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) o suporte aos pacientes acontece o ano inteiro, através da Rede de Atenção Psicossocial no município, que conta com os seguintes serviços especializados em saúde mental: 20 CAPS, sendo 18 municipais, 01 contratualizado e 01 estadual. Destes, 14 são CAPS II, 03 CAPS AD (Álcool e Outras Drogas), sendo que 1 deste é Tipo III (funcionando 24h), 02 CAPS I (Infanto-juvenis), 03 Centros de Saúde Mental (ambulatório).
Acesso - Para ter acesso ao CAPS, a orientação para todo usuário é procurar uma unidade básica de saúde mais próxima da residência para acompanhamento preventivo de sua saúde, vez que a Atenção Primária à Saúde é a porta de entrada prioritária do Sistema Único de Saúde. Na Atenção Psicossocial, os CAPS são unidades de saúde especializadas que também trabalham com demanda espontânea à saúde mental. Atualmente são aproximadamente 15 mil pacientes ativos em CAPS de Salvador.
Para atendimento de emergências psiquiátricas, Salvador conta com um Pronto-Atendimento Psiquiátrico que funciona no 5° Centro de Saúde Clementino Fraga, funcionando 24h; 02 UPAS com atendimento psiquiátrico 24h (UPA Santo Antônio e Valéria). Além desses serviços, há duas emergências psiquiátricas geridas pelo Estado, funcionando 24h, no Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira e Hospital Especializado Mário Leal. Após alta do atendimento de emergência, considerando a demanda de continuidade no atendimento assistencial, a pessoa pode ser encaminhada ao CAPS mais próximo de sua residência.
Reportagem: Letícia Silva / Secom PMS