Setembro Amarelo: Prefeitura realiza ação no Centro de Saúde Mental Aristides Novis

Com o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao suicídio e dos cuidados com a saúde mental, o Centro de Saúde Metal Aristides Novis, localizado no Engenho Velho de Brotas, preparou uma programação especial que acontecerá durante todas as quartas-feiras deste mês, em alusão ao Setembro Amarelo.

No encontro desta quarta-feira (13), a equipe da unidade acolheu cerca de 80 assistidos em uma palestra que abordou pontos relacionados à positividade, valorização à vida, transformação e cuidados contínuos com a saúde mental.

Morador da região, Gilmário Oliveira, de 48 anos, é um dos pacientes acompanhados pela unidade. Ele revela o quão importante é o trabalho realizado no local. “A equipe de cuidado aqui do centro é muito importante no meu processo. Eu agradeço por ter seres humanos para dar as mãos, aqui o cuidado é constante, é uma equipe que está sempre se reinventando”, conta.

De acordo com Rosemary Andrade, gerente da unidade, as ações de cuidado com a saúde mental não se restringem apenas ao mês de setembro. “A gente entende a importância do Setembro Amarelo e nesse mês potencializamos as ações aqui na nossa unidade, mas precisamos lembrar que vivemos no nosso corpo e a prevenção e cuidado com a saúde mental deve fazer parte do nosso dia a dia”, explica.

Atualmente, cerca de 100 pacientes são atendidos diariamente no Centro de Saúde Mental Aristides Novis. Apesar de pertencer ao Distrito Sanitário de Brotas, a unidade também acolhe pacientes de outras regiões da cidade como Cabula, Liberdade e Centro Histórico. O centro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Rede - Na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) o suporte aos pacientes acontece o ano inteiro, através da Rede de Atenção Psicossocial no município, que conta com os seguintes serviços especializados em saúde mental: 20 CAPS, sendo 18 municipais, 01 contratualizado e 01 estadual. Destes, 14 são CAPS II, 03 CAPS AD (Álcool e Outras Drogas), sendo que 1 deste é Tipo III (funcionando 24h), 02 CAPS I (Infanto-juvenis), 03 Centros de Saúde Mental (ambulatório).

Acesso - Para ter acesso ao CAPS, a orientação para todo usuário é procurar uma unidade básica de saúde mais próxima da residência para acompanhamento preventivo de sua saúde, vez que a Atenção Primária à Saúde é a porta de entrada prioritária do Sistema Único de Saúde. Na Atenção Psicossocial, os CAPS são unidades de saúde especializadas que também trabalham com demanda espontânea à saúde mental. Atualmente são aproximadamente 15 mil pacientes ativos em CAPS de Salvador.

Para atendimento de emergências psiquiátricas, Salvador conta com um Pronto-Atendimento Psiquiátrico que funciona no 5° Centro de Saúde Clementino Fraga, funcionando 24h; 02 UPAS com atendimento psiquiátrico 24h (UPA Santo Antônio e Valéria). Além desses serviços, há duas emergências psiquiátricas geridas pelo Estado, funcionando 24h, no Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira e Hospital Especializado Mário Leal. Após alta do atendimento de emergência, considerando a demanda de continuidade no atendimento assistencial, a pessoa pode ser encaminhada ao CAPS mais próximo de sua residência.

Reportagem: Letícia Silva / Secom PMS

Outras notícias

CIDADE

'Auxílio Mobilidade': desempregados podem ter transporte grátis em Salvador

18 de Agosto de 2025

CIDADE

Agosto Lilás: campanha leva feira, palestras e serviços ao Center Lapa até o dia 22

18 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Leo Prates participa de audiência pública para debater aviação regional em Vitória da Conquista

18 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável

15 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador

14 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024