Salvador promove residência médica com foco no cuidado à saúde mental e/ou pessoas em situação de rua

Salvador larga na frente e promove o terceiro ano do (R3) do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade (MFC), com foco no cuidado à saúde mental e/ou pessoas em situação de rua. A prova do R3 é realizada pela Comissão Estadual de Residência Médica (Cerem-BA) e feita pela empresa Strix. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 9, através do site https://strixeducacao.com.br/evento/cerem-ba-processo-seletivo-unificado-de-residencia-medica-bahia-2024-1/.

A iniciativa foi apresentada durante o 17º Congresso Brasileiro de Medicina de Família, realizado entre os dias 20 e 23 de setembro, em Fortaleza (CE). O R3 em saúde mental e cuidado à pessoa em situação de rua é um ano adicional e opcional de Residência em Medicina de Família e Comunidade (MFC), com foco no cuidado às pessoas com questões de saúde mental e/ou em situação de rua, voltado para médicos de família e comunidade de todo Brasil que já tenham terminado os dois anos regulares de residência em MFC.

A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, ressaltou a relevância social do R3 e o compromisso da SMS em formar profissionais cada vez mais preparados para atuação na rede. “Além de cuidar de uma parte da população que historicamente têm dificuldade no acesso à saúde e, assim, oportunizar esse acesso, a iniciativa tem dois objetivos: ampliar o campo de atuação da especialidade dentro da saúde mental e reforçar a luta pelo desenvolvimento da saúde mental na perspectiva da Reforma Psiquiátrica brasileira”, declarou.

De acordo com Diego Bomfim, supervisor do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da SMS, a ideia recebeu amplo reconhecimento e poderá ser replicada em outras cidades brasileiras. “A equipe da residência de MFC apresentou 18 trabalhos ao todo. Apresentamos o R3 em diversos espaços do congresso e a recepção foi bastante positiva. O Ministério da Saúde já sinalizou interesse em financiar as bolsas do R3 e em apoiar que nossa iniciativa seja reproduzida em outros locais do país”, destacou.

 

Outras notícias

CIDADE

Lanchinhas que fazem travessia Salvador-Mar Grande seguem com serviços suspensos

26 de Novembro de 2024

CIDADE

Vestibular da Uesb: Consulta aos locais de prova já está disponível

26 de Novembro de 2024

CULTURA

Dia Nacional da Baiana de Acarajé é celebrado com programação especial e lançamento de selo comemorativo

26 de Novembro de 2024

CIDADE

Transalvador amplia prazo para cadastro de veículos para acesso às regiões do Carnaval

26 de Novembro de 2024

CULTURA

Novembro Salvador Capital Afro terá Filhas de Gandhy, Cortejo Afro e Gerônimo

26 de Novembro de 2024

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024

O FENÔMENO DA BAIANA DE BIQUÍNI NO CHILE: Após ser flagrada por TV chilena posando só de biquíni na neve com - 6C 29 de Junho de 2024