Filhos de ambulantes têm atendimento clínico e odontológico no carnaval de Salvador; Unicef visita espaço

A assistência em saúde no período do carnaval em Salvador não se limita somente aos circuitos da folia. Como uma ação conjunta de órgãos municipais, as Casas de Acolhimento, Aprendizagem e Convivência (CAACs) atendem os filhos de trabalhadores informais, tanto em casos clínicos quanto odontológicos, através do programa Salvador Acolhe.

Nesta segunda-feira (12), a vice-prefeita e titular de Saúde municipal, recebeu no espaço o representante da UNICEF no Brasil, Youssouf Ould Abdel-Jelil e Helena Oliveira, representante em Salvador. Também estiveram presentes, a secretária da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, Fernanda Lordelo e a subsecretária das Prefeituras-Bairro, Claudia Cavalcante. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), referência em atuação no cuidado e proteção das crianças, enviou representantes à capital baiana visando conhecer e entender o programa de apoio e acolhimento aos filhos dos ambulantes, para firmar futuras parcerias e implementar projetos em conjunto.

Ainda nesta segunda-feira, a equipe de saúde pode dar conforto para uma criança que já chegou em uma das unidades relatando dores na região da cabeça. Com a avaliação médica e administração de medicamentos, foi possível realizar uma lavagem e fazer a retirada de um caroço de melancia de seu ouvido.

Esse é apenas um dos mais 200 atendimentos clínicos feitos por médicos, enfermeiros e técnicos alocados nas cinco estruturas provisórias montadas em escolas municipais -nos bairros Chame-Chame, Garcia, Rio Vermelho, Saúde e Ondina -, desde o início dos festejos carnavalescos.

A vice-prefeita e secretária de saúde, Ana Paula Matos ressalta o trabalho social que deve ser sempre vinculado à saúde. “Esses não são somente locais para que as crianças fiquem enquanto seus pais garantem o sustento. Montamos uma rede de apoio que acolhe, estimula a aprendizagem e a saúde física e mental através do atendimento especializado para eles. Este ano recebemos a Unicef e pudemos trocar experiências. A instituição que já trabalha com a causa há anos, pode conhecer um pouco da tecnologia social implantada em Salvador e viabilizar futuras parcerias”, afirma.

Ana Paula acompanhou de perto as ações desenvolvidas nas estruturas do Garcia e Ondina, confirmando que todo o planejamento foi executado com excelência pelas equipes da SMS e SPMJ. O que foi atestado com a visita de uma equipe da Unicef , que avaliou positivamente as condições locais, os serviços ofertados e à assistência aos pequenos no geral.

Nos CAACs, são ofertados serviços como avaliação médica do quadro clínico; acompanhamento antropométrico (peso e altura); prescrição e dispensação de medicamentos; além de identificação e encaminhamento para serviços especializados e de urgência, quando necessário.

Cuidado bucal – As equipes de saúde bucal também fazem parte do plantel de profissionais que atuam nos CAACs, que realizaram cerca de 665 procedimentos odontológicos em 317 crianças, desde a última sexta-feira. Além de receberem orientações e kits de higiene para manutenção, eles têm acesso à aplicação de flúor, selante, remoção de placa bacteriana e restauração.

Outras notícias

POLÍTICA

Projeto na Câmara busca responsabilizar empresas em casos de suicídio por assédio moral

22 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Deputado baiano critica indiciamento de Silas Malafaia por se manifestar contra Alexandre de Moraes

21 de Agosto de 2025

CIDADE

Simm oferece 167 vagas para esta quarta-feira (20) Simm oferece 167 vagas para esta quarta-feira (20)

20 de Agosto de 2025

CIDADE

Operação Falso Crédito: trio é preso por fraudes contra idosos do INSS

20 de Agosto de 2025

ESPORTE

Vitória retorna aos treinos com foco no jogo contra o Flamengo

20 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024