Salvador Contra a Dengue: Upinha Periperi dá suporte aos atendimentos de síndromes gripais e suspeitas de arboviroses

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inaugurou a nova Upinha Periperi na manhã desta segunda-feira (01), para ampliar o atendimento aos casos suspeitos de arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya) e síndromes respiratórias na região do Subúrbio de Salvador, além de garantir que a população seja assistida de maneira efetiva e ágil. A unidade está localizada na Rua Dr. Almeida, Periperi (quadra de Esportes da Urbis), com funcionamento 24h ininterrupto, de domingo a domingo, e capacidade de atender 150 pessoas por dia, ou seja, 4.500 pacientes deverão ser acolhidos por mês.

 

A iniciativa é parte da mobilização Salvador Contra a Dengue, e conta com uma estrutura inovadora, com tecnologia de ponta, sendo três consultórios, 13 leitos de observação, e ainda um leito de estabilização, sala de medicação, sala de coleta de exames laboratoriais e áreas de apoio administrativo, além da comunicação visual diferenciada, com informações acerca da dengue e as formas de prevenção da doença, bem como da gripe. O novo equipamento se junta às Upinhas Barris (inaugurada em 12 de março), e Itapuã (inaugurada em 19 de março), que desde o início do funcionamento, somam juntas 2.251 atendimentos, sendo 1.950 e 301, respectivamente.

 

A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, acompanhou de perto o início da operacionalização da terceira Upinha da capital baiana, e destacou o objetivo da SMS em seguir reforçando a rede de urgência e emergência.
“Com a entrega da nossa terceira Upinha seguimos reforçando a rede de urgência e emergência, proporcionando maior assistência aos casos clínicos ofertando exames para detecção de arboviroses como Dengue, Zika e Chikungunya, também a própria Covid; e para verificar os casos de sintomas gripais. Os sintomas são parecidos, então nesse equipamento a gente possibilita assistência clínica; e tem, se necessário, uma sala de suporte à vida, ou seja, estamos usando todas as tecnologias e investimentos necessários para dar melhor assistência à população, por diversas regiões da cidade, onde há maior fluxo de pessoas e maior necessidade de fortalecimento do serviço. Essa é mais uma iniciativa da nossa mobilização Salvador Contra a Dengue”, afirmou.

 

O serviço conta com 21 profissionais, sendo três médicos plantonistas durante o dia e dois médicos à noite, dois enfermeiros, um assistente social, quatro técnicos de enfermagem, dois técnicos de laboratório, um bioquímico, dois ASG (auxiliares de serviços gerais), três administrativos e um apoio operacional.

Outras notícias

FAMOSOS

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado”

24 de Novembro de 2024

Tainara Ferreira ainda recomenda estudos de letramento racial ao público que almeja visitar a capital baiana para não cometer atos desrespeitosos como este.

CIDADE

Novos quiosques e boxes beneficiam trabalhadores informais em Narandiba

22 de Novembro de 2024

CULTURA

Novembro Salvador Capital Afro: Banda Didá leva samba-reggae à Escadaria do Passo nesta sexta (22)

22 de Novembro de 2024

CIDADE

Prefeitura divulga lista de ambulantes cadastrados para festas populares de 2024/2025

22 de Novembro de 2024

SAÚDE

SMS promove ação de saúde voltada para ciclistas e motoboys de Salvador

22 de Novembro de 2024

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024

O FENÔMENO DA BAIANA DE BIQUÍNI NO CHILE: Após ser flagrada por TV chilena posando só de biquíni na neve com - 6C 29 de Junho de 2024