Salvador Contra a Dengue: Upinha Periperi dá suporte aos atendimentos de síndromes gripais e suspeitas de arboviroses

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inaugurou a nova Upinha Periperi na manhã desta segunda-feira (01), para ampliar o atendimento aos casos suspeitos de arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya) e síndromes respiratórias na região do Subúrbio de Salvador, além de garantir que a população seja assistida de maneira efetiva e ágil. A unidade está localizada na Rua Dr. Almeida, Periperi (quadra de Esportes da Urbis), com funcionamento 24h ininterrupto, de domingo a domingo, e capacidade de atender 150 pessoas por dia, ou seja, 4.500 pacientes deverão ser acolhidos por mês.

 

A iniciativa é parte da mobilização Salvador Contra a Dengue, e conta com uma estrutura inovadora, com tecnologia de ponta, sendo três consultórios, 13 leitos de observação, e ainda um leito de estabilização, sala de medicação, sala de coleta de exames laboratoriais e áreas de apoio administrativo, além da comunicação visual diferenciada, com informações acerca da dengue e as formas de prevenção da doença, bem como da gripe. O novo equipamento se junta às Upinhas Barris (inaugurada em 12 de março), e Itapuã (inaugurada em 19 de março), que desde o início do funcionamento, somam juntas 2.251 atendimentos, sendo 1.950 e 301, respectivamente.

 

A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, acompanhou de perto o início da operacionalização da terceira Upinha da capital baiana, e destacou o objetivo da SMS em seguir reforçando a rede de urgência e emergência.
“Com a entrega da nossa terceira Upinha seguimos reforçando a rede de urgência e emergência, proporcionando maior assistência aos casos clínicos ofertando exames para detecção de arboviroses como Dengue, Zika e Chikungunya, também a própria Covid; e para verificar os casos de sintomas gripais. Os sintomas são parecidos, então nesse equipamento a gente possibilita assistência clínica; e tem, se necessário, uma sala de suporte à vida, ou seja, estamos usando todas as tecnologias e investimentos necessários para dar melhor assistência à população, por diversas regiões da cidade, onde há maior fluxo de pessoas e maior necessidade de fortalecimento do serviço. Essa é mais uma iniciativa da nossa mobilização Salvador Contra a Dengue”, afirmou.

 

O serviço conta com 21 profissionais, sendo três médicos plantonistas durante o dia e dois médicos à noite, dois enfermeiros, um assistente social, quatro técnicos de enfermagem, dois técnicos de laboratório, um bioquímico, dois ASG (auxiliares de serviços gerais), três administrativos e um apoio operacional.

Outras notícias

POLÍTICA

Leo Prates lamenta morte do Papa Francisco e ressalta relevância do líder religioso para o mundo: ‘Legado eterno’

21 de Abril de 2025

POLÍTICA

Coronel Robson Pacheco assume chefia de gabinete do vice-governador Geraldo Júnior

20 de Abril de 2025

POLÍTICA

Deputado Alex Santana quer acabar com contagem de dias úteis para pagamento de salários; entenda a proposta

15 de Abril de 2025

Segundo o projeto do parlamentar, a remuneração deve ser feita no 5º dia do mês para garantir segurança no orçamento dos trabalhadores

POLÍTICA

Projeto na Câmara de Salvador propõe a transformação do tradicional Sebo Brandão em biblioteca municipal

15 de Abril de 2025

POLÍTICA

Leo Prates participa de seminário da Frente Parlamentar do Empreendedorismo em Salvador

14 de Abril de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024