Oficina de Farmácia Viva é oferecida a pacientes do Caps III Jardim Armação

O Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) III Jardim Armação realizou a 1º oficina da Farmácia Viva, na quinta-feira (25). O projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Salvador e a Universidade Federal da Bahia (Ufba), que beneficia os 787 usuários do Caps, com a criação de um plano terapêutico, através do cultivo de plantas, com o intuito de colaborar beneficamente com a saúde mental.

O Horto Municipal leva o nome de Mara Zélia de Almeida, que homenageia a professora da Ufba, especialista em horticultura e que inspirou a iniciativa. A estrutura oferece assistência farmacêutica fitoterápica às comunidades, através da promoção do uso correto de plantas de ocorrência local ou regional, dotadas de atividade terapêutica cientificamente comprovada.

A iniciativa contempla ainda atividades voltadas na adoção e promoção de boas práticas de cultivo, beneficiamento de plantas medicinais, de produção de drogas vegetais e medicamentos fitoterápicos manipulados. De acordo com o psicólogo e gerente do Caps, Marcos Vinícius Barbosa, através das experiências obtidas com a Farmácia Viva, os pacientes podem evoluir positivamente em seus quadros.

“A gente acredita que os planos terapêuticos são potenciais para a saúde e as experiências com as hortas e o plantio auxiliam os pacientes no convívio social e integração com os demais usuários e profissionais da unidade. Isso acaba gerando evoluções positivas de melhora dentro do quadro de saúde de cada um”, explica o gestor.

O professor e físico Roman Ariel, de 34 anos, é um dos assistidos do Caps III Jardim Armação, e contou sobre as experiências vividas durante a oficina. “É incrível. Eu já cultivo algumas plantas em casa, mas aqui aprendi sobre os cuidados com com elas, desde a coleta de mudas, seus respectivos plantios e formas de adubo. Na oportunidade plantei três mudas, foi uma verdadeira imersão”, disse o paciente.

Fitoterápicos – No Horto Municipal Mara Zélia são cultivadas plantas medicinais como tapete de Oxalá, aloe vera, capim santo, guaco e outras espécies. No local, as mudas são plantadas e cultivadas até estarem preparadas para seguir para a etapa de produção dos fitoterápicos, que ocorrerá na Farmácia Universitária da Ufba, e contará com a manipulação de formas farmacêuticas sólidas, semissólidas e líquidas, que serão dispensadas para os pacientes com indicação clínica nas farmácias da rede municipal.

Além disso, estão previstos ainda cursos sobre cultivo, beneficiamento, preparação e dispensação, que permitirão capacitar centenas de profissionais da saúde do município, integrando a universidade e os espaços de prática.

Outras notícias

POLÍTICA

Coronel Robson Pacheco assume chefia de gabinete do vice-governador Geraldo Júnior

20 de Abril de 2025

POLÍTICA

Deputado Alex Santana quer acabar com contagem de dias úteis para pagamento de salários; entenda a proposta

15 de Abril de 2025

Segundo o projeto do parlamentar, a remuneração deve ser feita no 5º dia do mês para garantir segurança no orçamento dos trabalhadores

POLÍTICA

Projeto na Câmara de Salvador propõe a transformação do tradicional Sebo Brandão em biblioteca municipal

15 de Abril de 2025

POLÍTICA

Leo Prates participa de seminário da Frente Parlamentar do Empreendedorismo em Salvador

14 de Abril de 2025

SAÚDE

Saúde de Salvador oferta serviços no Parque da Cidade neste sábado (12)

12 de Abril de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024