Jovens estão usando menos camisinha, afirma MS
FOTO REPRODUÇÃO: BA 25H
A campanha Nacional Prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis foi lançada na manhã desta terça-feira (21), no Museu do Ritmo, no Comércio. Estiveram presentes o ministro da Saúde, Ricardo Barros, juntamente com o prefeito ACM Neto, o vice-governador da Bahia, João Leão, e os titulares da pasta no Estado, Fábio Villas Boas, e Município, José Antônio Rodrigues Alves, além do anfitrião Carlinhos Brown dentre outras autoridades e convidados.
A estratégia visa incentivar durante o carnaval, a detecção precoce das DSTs através da realização de testes rápidos. Os serviços serão oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Salvador ao público interessado a partir do sábado (25) até terça-feira (28), no Multicentro Carlos Gomes, no circuito Osmar, e no posto montado exclusivamente para mobilização na Rua Dias D'Ávila, próximo ao Farol da Barra.
De acordo com o ministro Ricardo Barros, 455 pessoas com HIV recebem o tratamento no Brasil, no entanto estima-se que 112 mil pessoas não sabem que são portadoras do vírus, e cerca de 260 mil sabem que possuem o vírus, mas ainda não estão em tratamento.
O Prefeito ACM Neto afirmou que Salvador deve juntar forças com Ministério da Saúde nesse enfrentamento às doenças sexualmente transmissíveis e destacou a importância do uso da camisinha e da realização de testes para detecção dos vírus HIV, Sífilis e Hepatite B e C.
“Pretendemos distribuir mais de 2 milhões de camisinhas durante o carnaval, a cada 1km nos principais circuitos da festa teremos uma unidade saúde capacitada para distribuir os preservativos. Temos duas unidades do Fique Sabendo onde as pessoas poderão fazer os testes rápidos de Sífilis, HIV e de todos os tipos de Hepatite. Caso o teste seja confirmado positivamente teremos outras duas unidades para onde essas pessoas serão dirigidas a fim de que possam ter toda a assistência e todo apoio por parte da prefeitura” disse.