CCZ fará visita no Centro Histórico em busca dos morcegos
FOTO: REPRODUÇÃO
Do final de março ao início desse mês já foram registrados 31 ataques de morcegos em Salvador. Já na região do bairro Santo Antônio Além do Carmo foram registrados 17 ataques nos últimos dias.
A partir das 8h, da próxima terça-feira, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) visitará a região do Centro Histórico com 30 agentes de saúde para analisar os prováveis abrigos dos morcegos, fazer o controle populacional da espécie, reforçar a vacinação antirrábica em animais de estimação, além de identificar pessoas que tenham sido expostas ao risco e que ainda não tenham procurado o serviço médico contra a raiva.
O CCZ paralelo as ações de controle, está fazendo um trabalho educacional com os moradores da região, orientando da importância de fechar as casas, dificultando o acesso do morcego.
De acordo com o veterinário Aroldo Carneiro, veterinário do CCZ, os morcegos atacam a noite e buscam extremidades como pés, mãos e cabeça e partes vascularizadas. E em geral, segundo ele, crianças e idosos tendem a notar menos a mordida porque costumam ter o sono mais pesado.
Atendimento
Em caso de ataque de morcego o indivíduo deve lavar o local com água e sabão e em seguida procurar imediatamente uma unidade de saúde para receber o soro e a vacina antirrábica.