Castração pode deixar o animal mais dócil
FOTO REPRODUÇÃO
Muitos donos de cães e gatos acreditam que a castração é a alternativa para que os seus bichinhos mudem o comportamento inadequado. Segundo especialistas e veterinários, o animal castrado tem a tendência de ficar mais dócil, além de evitar ninhadas indesejadas e uma série de doenças.
“É perceptível que há uma melhoria no comportamento, mas isso não vale para todos os animais. Os machos que urinam em local inadequado ou que saem para buscar a fêmea e marcar território tendem a melhorar esse comportamento”, afirma o médico veterinário Aroldo Carneiro, coordenador do Programa Municipal de Combate à Raiva do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
É importante ressaltar que o comportamento dos bichos não é só determinado pela castração. A genética, a quantidade de hormônios e o ambiente em que vivem também podem influenciar. Quando o animal é castrado ainda jovem há a possibilidade de ficar mais calmo, no entanto, a castração pode não resolver essa questão caso o animal já tenha desenvolvido uma agressividade por não ter vivido em um ambiente favorável.
FOTO REPRODUÇÃO
Castramóvel
Proprietários de cães e gatos que desejarem fazer a castração dos seus bichinhos terão a opção de levar os pets na unidade itinerante do Castramóvel, que estará estacionada na Unidade de Saúde da Família Olga de Alaketu (Vale do Matatu), localizada na rua Édson Saldanha, s/n, no bairro do Matatu de Brotas, de 07 a 31 de agosto.
FOTO REPRODUÇÃO
Procedimento
Durante as segundas e terças-feiras do mês serão realizados os cadastramentos e triagens, período em que o animal faz uma avaliação antes de passar pela cirurgia. O procedimento de castração, ocorre às quartas, quintas e sextas-feiras. Todos os atendimentos acontecem sempre de 8h às 12h, e, diariamente, são distribuídas 100 fichas para o atendimento.
Requisitos
O animal deve ter de seis meses a cinco anos de idade. O responsável pelo bicho deve comparecer à unidade com o cartão do SUS, documento com foto e cartão de vacina antirrábica do cão e/ou gato a ser castrado. O cartão precisa estar atualizado, com a vacina aplicada há menos de um ano.
Os bichinhos só poderão ser castrados 10 dias após a aplicação da vacina antirrábica. Não poderão passar pelo procedimento cirúrgico os animais que estiverem doentes, com infestação de pulgas ou carrapatos, fêmeas no cio ou gestantes.