UPA Santo Inácio/Pirajá é referência em resolutividade em Salvador
Foto: Divulgação
Modernidade, conforto, qualidade no atendimento e satisfação. Essa é a realidade encontrada pelos pacientes que utilizam os serviços da Unidade de Pronto Atendimento Santo Inácio/Pirajá – primeiro posto de urgência e emergência da Bahia com Certificado de Acreditação, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Com pouco mais de dois anos de funcionamento, a UPA Santo Inácio/Pirajá administrada através da parceria entre a Prefeitura de Salvador e o Instituto de Gestão e Humanização (IGH), garantiu ao longo de dois anos atendimento a mais de 250 mil pacientes. Os próprios usuários do posto de urgência atestam 90% do nível de satisfação com a estrutura física e pessoal da unidade, que foi reconhecida pelo Ministério da Saúde por cumprir todas as exigências em oferecer o melhor atendimento e qualidade de serviços aos usuários do SUS.
O alto índice de assistência da unidade se deve também pelo cumprimento do tempo de espera dos pacientes (que é um dos menores registrados nas unidades de emergência da rede municipal), seguindo à risca o Protocolo de Manchester – um dos atributos que qualificou a unidade em agosto desse ano, a Acreditação ONA, garantindo ao beneficiário SUS da capital um acolhimento equiparado aos ofertados pelos melhores equipamentos hospitalares do país.
A boa qualidade na assistência acaba atraindo pacientes de outras cidades baianas. Desde a inauguração, o posto acolheu cerca de 8.500 pacientes provenientes de municípios do interior do estado. “Os usuários têm acesso ao que existe de mais moderno em matéria de procedimentos médicos. Temos uma estrutura e uma equipe multiprofissional de primeiro mundo oferecida pelo serviço público da Saúde em Salvador”, comemorou a gerente da UPA, Carolina Belém.
Funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana, a UPA atende urgências e emergências de média a alta complexidade, sendo um meio termo entre centro de saúde e hospitais, com mais recursos do que um posto. Até 95% dos casos são solucionados na própria Unidade de Pronto Atendimento, o que contribui para a diminuição da fila na Central Estadual de Regulação.
Selo de qualidade - Para receber a certificação, o equipamento passou rigorosa auditoria, levando em consideração pontos como estrutura física, quadro funcional, práticas de segurança, capacidade de controle (informações passadas para os pacientes e acompanhantes) e qualidade no atendimento. O certificado, reconhecido em todo país, é chancelado pela Sociedade Internacional para Qualidade na Saúde (ISQua) e confirma o grau de excelência da série de itens avaliados na unidade.
Outras notícias

Cardeal da Silva celebra 63 anos com grandes nomes da música neste final de semana
01 de Agosto de 2025

Servo corta trecho: Mesmo durante o recesso parlamentar, Samuel Júnior cruza a Bahia para ouvir lideranças e comunidades
01 de Agosto de 2025

Luciano Pinheiro parabeniza Lauro de Freitas e destaca importância do município para a Bahia
01 de Agosto de 2025

Guarda Municipal poderá reforçar proteção ambiental nas áreas costeiras de Salvador
31 de Julho de 2025

Parto de quadrigêmeos emociona equipe da Maternidade José Maria de Magalhães, em Salvador
29 de Julho de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
