AL-BA: bancada do governo tenta encerrar ano Legislativo. Oposição quer adiar
O líder da bancada do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual José Neto (PT), tenta fechar um acordo com o líder da oposição, Sandro Régis (DEM), para votar, nesta quarta-feira (14), o segundo turno da Lei Orçamentária Anual e a autorização de captação de empréstimo de RS 600 milhões ao Banco do Brasil.
A oposição tende a reforçar o coro para que a votação aconteça apenas na próxima semana. Postergando, os deputados estaduais contrários à gestão Rui Costa ganhariam mais tempo para discursar em plenário, além de buscar aumentar o número de projetos residuais de autoria dos parlamentares a serem votados e aprovados.
Este é um ponto alto da tradicional última sessão do ano no Legislativo estadual. Junta-se um calhamaço de moções, dias a comemorar algo, títulos de cidadão baiano, medalha 2 de julho, além de outras matérias elaboradas pelos próprios deputados. Contudo, nos corredores do Palácio Luís Eduardo Magalhães a insatisfação circula com força.
Os deputados Tom Araújo (DEM) e Eduardo Salles (PP), por exemplo, aguaram, sem sucesso, que na reunião da Comissão de Constituição e Justiça desta terça-feira (13) houvesse parecer favorável a projetos apresentados por eles, mas o colegiado não teve quórum e o encontro não aconteceu.
Outros parlamentares se queixam de que seus projetos ficam em gavetas de colegas e não são aprovados por variadas razões. A possibilidade de ganhar visibilidade e capitalizar politicamente uma matéria de interesse de determinado segmento é uma reivindicação corriqueira.
Este ambiente ainda é influenciado pela disputa da presidência que vai acontecer em fevereiro de 2017. Três candidatos estão se digladiando pelo controle do Legislativo nos próximos dois anos. Marcelo Nilo (PSL) tenta o sexto mandato. Ângelo Coronel (PSD) conseguiu o apoio de Otto Alencar, presidente do partido na Bahia, e está vitaminado. Já a postulação de Luiz Augusto (PP) se desidratou nos últimos dias.
O fato de ainda ter dois meses para o pleito coloca a disputa em aberto e muitas articulações ainda estão por vir. A oposição, com seus 21 votos, vai deixar o jogo ser jogado entre os candidatos da base governista com a esperança de deixar o desgaste ficar na conta do governador Rui Costa.
Jantar
Neste clima acontece o jantar dos deputados estaduais de fim ano. A “confraternização” está marcada para esta quarta-feira (14) no Barbacoa. A tensão eleitoral e as desavenças cotidianas são postas de lado quando o assunto é lazer. Nestas ocasiões, os deputados se entendem e deixam o corporativismo falar mais alto.
A sugestão de cardápio ainda não se tem, mas as entradas certamente serão regadas a dois assuntos que dialogam entre si: a Operação lava jato e as próximas delações da Odebrecht.
FONTE: BOCÃO NEWS
Outras notícias

Usuários do Bolsa Família devem realizar acompanhamento nas unidades de saúde
11 de Julho de 2025

Leo Prates é destaque entre os “Cabeças do Congresso” e reforça força do trabalho coletivo
11 de Julho de 2025

Marcelle Moraes comemora aprovação nacional de lei que proíbe testes cosméticos em animais
10 de Julho de 2025

“Axé é afro e não é da igreja”, alerta especialista sobre apagamento no gênero musical baiano
10 de Julho de 2025

Alex Santana reforça infraestrutura de municípios baianos com entrega de equipamentos
09 de Julho de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
