AL-BA: bancada do governo tenta encerrar ano Legislativo. Oposição quer adiar
O líder da bancada do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual José Neto (PT), tenta fechar um acordo com o líder da oposição, Sandro Régis (DEM), para votar, nesta quarta-feira (14), o segundo turno da Lei Orçamentária Anual e a autorização de captação de empréstimo de RS 600 milhões ao Banco do Brasil.
A oposição tende a reforçar o coro para que a votação aconteça apenas na próxima semana. Postergando, os deputados estaduais contrários à gestão Rui Costa ganhariam mais tempo para discursar em plenário, além de buscar aumentar o número de projetos residuais de autoria dos parlamentares a serem votados e aprovados.
Este é um ponto alto da tradicional última sessão do ano no Legislativo estadual. Junta-se um calhamaço de moções, dias a comemorar algo, títulos de cidadão baiano, medalha 2 de julho, além de outras matérias elaboradas pelos próprios deputados. Contudo, nos corredores do Palácio Luís Eduardo Magalhães a insatisfação circula com força.
Os deputados Tom Araújo (DEM) e Eduardo Salles (PP), por exemplo, aguaram, sem sucesso, que na reunião da Comissão de Constituição e Justiça desta terça-feira (13) houvesse parecer favorável a projetos apresentados por eles, mas o colegiado não teve quórum e o encontro não aconteceu.
Outros parlamentares se queixam de que seus projetos ficam em gavetas de colegas e não são aprovados por variadas razões. A possibilidade de ganhar visibilidade e capitalizar politicamente uma matéria de interesse de determinado segmento é uma reivindicação corriqueira.
Este ambiente ainda é influenciado pela disputa da presidência que vai acontecer em fevereiro de 2017. Três candidatos estão se digladiando pelo controle do Legislativo nos próximos dois anos. Marcelo Nilo (PSL) tenta o sexto mandato. Ângelo Coronel (PSD) conseguiu o apoio de Otto Alencar, presidente do partido na Bahia, e está vitaminado. Já a postulação de Luiz Augusto (PP) se desidratou nos últimos dias.
O fato de ainda ter dois meses para o pleito coloca a disputa em aberto e muitas articulações ainda estão por vir. A oposição, com seus 21 votos, vai deixar o jogo ser jogado entre os candidatos da base governista com a esperança de deixar o desgaste ficar na conta do governador Rui Costa.
Jantar
Neste clima acontece o jantar dos deputados estaduais de fim ano. A “confraternização” está marcada para esta quarta-feira (14) no Barbacoa. A tensão eleitoral e as desavenças cotidianas são postas de lado quando o assunto é lazer. Nestas ocasiões, os deputados se entendem e deixam o corporativismo falar mais alto.
A sugestão de cardápio ainda não se tem, mas as entradas certamente serão regadas a dois assuntos que dialogam entre si: a Operação lava jato e as próximas delações da Odebrecht.
FONTE: BOCÃO NEWS