Falha no WhatsApp permite que conversas criptografadas sejam lidas
Foi descoberta uma falha no aplicativo WhatsAPP, que permite que conversas dos usuários possam ser lidas mesmo que estejam criptografadas. A informação foi divulgada pelo jornal britânico 'Guardian'. A falha foi descoberta por Tobias Boelter, pesquisador da Universidade de Berkeley, na Califórnia. Ele chegou a avisar ao Facebook, dono do aplicativo, em abril do ano passado, mas o problema não foi resolvido.
Segundo o Guardian, a vulnerabilidade acontece pela forma como o WhatsApp implantou o sistema de criptografia de ponta-a-ponta, amplamente usado e tido como sólido. O sistema pressupõe a geração de chaves únicas para cada usuário, codificando as mensagens. A criptografia de ponta-a-ponta protege todo o trajeto da conversa, impedindo que um intermediário possa ser capaz de interferir ou obter o conteúdo compartilhado.
O WhatsApp adaptou o protocolo Signal, desenvolvido pela Open Whisper Systems, amplamente usado em outros por outros aplicativos. A modificação permite ao serviço mudar as chaves dos usuários que não estejam conectados, sem que o remetente e destinatário fiquem sabendo. A partir daí, todas as mensagens marcadas como não entregues são criptografas com a nova chave e enviadas novamente.
“Se o WhatsApp for questionado por uma agência governamental para revelar seu registro de mensagem, pode efetivamente garantir acesso devido a essa mudança de chaves”, afirmou Boelter ao jornal.
“Podem dizer que essas vulnerabilidade pode apenas ser explorada para espionar uma só mensagem, não conversas inteira. Isso não é verdade se você considerar que o servidor do WhatsApp pode encaminhar mensagens sem encaminhar a notificação de que a mensagem não foi entregue [sinalizada pelo duplo tique], o que os usuários podem não notar. Usando a retransmissão da vulnerabilidade, o servidor do WhatsApp pode mais tarde conseguir uma transcrição de toda a conversa, não apenas de uma única mensagem”, afirmou Boelter.
Outras notícias

Usuários do Bolsa Família devem realizar acompanhamento nas unidades de saúde
11 de Julho de 2025

Leo Prates é destaque entre os “Cabeças do Congresso” e reforça força do trabalho coletivo
11 de Julho de 2025

Marcelle Moraes comemora aprovação nacional de lei que proíbe testes cosméticos em animais
10 de Julho de 2025

“Axé é afro e não é da igreja”, alerta especialista sobre apagamento no gênero musical baiano
10 de Julho de 2025

Alex Santana reforça infraestrutura de municípios baianos com entrega de equipamentos
09 de Julho de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
