Aeroporto de Salvador é considerado o pior em pesquisa do Ministério dos Transportes

Uma pesquisa do Ministério dos Transportes colocou o aeroporto de Salvador como o mais mal avaliado do Brasil. O estudo de satisfação foi realizado ouvindo usuários durante o quarto trimestre de 2016. A média de Salvador foi de 3,77 pontos, em uma escala de 1 a 5, sendo superado por Cuiabá, que ostentava a marca negativa na pesquisa anterior. Os dois foram os únicos aeroportos que ficaram com nota inferior a quatro. No outro lado do ranking, o aeroporto de Curitiba ficou na liderança.

A pesquisa ouviu 14.085 passageiros no total, sendo 9.037 de voos domésticos e 5.048 de voos internacionais. Os usuários atribuíram notas de 1 a 5 para um total de 37 itens como: serviços e estruturas oferecidas, limpeza dos banheiros e até o tempo para a devolução das bagens. Um dos pontos mais criticados na capital baiana foi a qualidade do serviço de wifi oferecido.

Entre os outros pontos críticos para os passageiros, o custo-benefícios dos produtos de lanchonetes e restaurantes continuam com a pior reclamação geral, com nota de 2,85, seguido dos custos benefícios de produtos comerciais (2,94) e estacionamento (2,94). Entre os pontos bem avaliados os destaques foram o tempo de fila no check-in de autoatendimento, que recebeu nota 4,60, e empo de fila na emigração, com nota 4,57.

Histórico
No ano passado, o aeroporto de Salvador havia ficado em penúltimo lugar entre os aeroportos avaliados. As principais críticas foram em relação a limpeza, conforto e custos de restaurantes e estacionamentos. Na avaliação geral, em uma escala de 1 a 5, Salvador recebeu a nota 3,67. Em relação ao estacionamento, a capital baiana foi a pior avaliada nos três indicadores: pior instalação, menos vagas e preços praticados. 

Também em 2016, o aeroporto de Salvador havia sido superado pelo de Recife em movimentação. Na ocasião, o estado havia sofrido uma redução de 26,4% no número de voos nacionais e internacionais em um ano (na comparação entre junho de 2015 e junho  deste ano), uma redução de 1.608 pousos e decolagens. 

Companhias aéreas 
A pesquisa mediu também a qualidade das companhias aéreas. Durante as medições, a Azul foi a melhor qualificada, com tempo médio de espera na fila do check-in: seis minutos e 13 segundos. Em segundo lugar ficou a GOL, com 10 minutos e 18 segundos, seguidas da Latam de 10 minutos e 23 segundos e, da Avianca, 12 minutos e 30 segundos.

Já no critério de devolução da bagem, o topo do ranking foi ocupada pela Gol, com tempo de nove minutos de espera, seguidas de Latam, com 10 minutos e sete segundos, pela Azul, com 11 minutos e dois segundos, e pela Avianca, com tempo de 12 minutos e 33 segundos.  

Responsável pela administração do aeroporto de Salvador, a Infraero não se manifestou sobre a pesquisa até o momento. 

FONTE: CORREIO DA BAHIA

 
 

 

Outras notícias

POLÍTICA

Projeto de Alex Santana exige parecer técnico prévio para transferências voluntárias da União

14 de Maio de 2025

Texto está em análise na Câmara dos Deputados

POLÍTICA

TCM aprova contas da Saúde de Salvador em 2020 sob gestão de Leo Prates

14 de Maio de 2025

POLÍTICA

Leo Prates passa a integrar Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência na Câmara dos Deputados

13 de Maio de 2025

POLÍTICA

Leo Prates passa a integrar Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência na Câmara dos Deputados

13 de Maio de 2025

POLÍTICA

Marcelle Moraes eleva o tom sobre abandono do Parque de Pituaçu: ‘Governo fecha os olhos’

12 de Maio de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024