Corregedoria afasta PMs e inicia inquérito sobre morte de adolescentes em Coité

A Corregedoria da Polícia Militar se manifestou sobre a morte de dois jovens do distrito de Salgadália, no município de Conceição de Coité, nordeste baiano, em dezembro de 2016. Luiz Henrique Matos, 16 anos, e Victor Oliveira Silva, 17, foram mortos a tiros durante a uma operação policial da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), no dia 7 de dezembro, na rodovia BA-411, no trecho do povoado de Serrote, na mesma região.
 
Em resposta ao secretário Geraldo Reis, a Corregedoria comunicou “o afastamento de policiais envolvidos e início do inquérito policial sobre as circunstâncias da morte de dois adolescentes de Conceição do Coité”.
 
A nota afirma que a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) recebeu, na última terça-feira (17), ofício da Corregedoria da Polícia Militar da Bahia em resposta a solicitação do secretário Geraldo Reis sobre apuração das circunstâncias relativas ao duplo homicídio de adolescentes do distrito de Salgadália, no município de Conceição do Coité, em dezembro do ano passado. 
 
 
“O acompanhamento do caso pela SJDHDS foi iniciado em 11 de dezembro de 2016, quando o secretário Geraldo Reis visitou o município de Conceição do Coité, a convite da prefeitura municipal. Acompanhado do prefeito Francisco de Assis dos Santos, e de lideranças da comunidade e do município, o secretário conversou com as famílias dos adolescentes Vitor de Oliveira Silva, 17 anos, e Luiz Henrique Matos, 16, ambos mortos no dia 7 do mesmo mês, na localidade.
 
De acordo com familiares dos adolescentes, o duplo homicídio teria sido cometido por policiais quando os jovens se deslocavam em uma moto. De acordo com a mãe de Vitor, Joelma Silva, o adolescente era estudante do colégio estadual da comunidade, onde cursava o segundo ano do ensino médio, e havia terminado de fazer uma prova menos de uma hora antes do fato ocorrido. 
 
O outro adolescente, Luiz Henrique, era filho de Sandra Bispo, que trabalhava numa churrascaria do local. O jovem cursava o último ano do ensino fundamental e trabalhava no turno oposto em uma locadora de videogame. Ambas as famílias se apresentaram como religiosas e pertencentes à Igreja Católica”, afirma a Corregedoria em nota.

Outras notícias

POLÍTICA

Projeto de Alex Santana exige parecer técnico prévio para transferências voluntárias da União

14 de Maio de 2025

Texto está em análise na Câmara dos Deputados

POLÍTICA

TCM aprova contas da Saúde de Salvador em 2020 sob gestão de Leo Prates

14 de Maio de 2025

POLÍTICA

Leo Prates passa a integrar Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência na Câmara dos Deputados

13 de Maio de 2025

POLÍTICA

Leo Prates passa a integrar Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência na Câmara dos Deputados

13 de Maio de 2025

POLÍTICA

Marcelle Moraes eleva o tom sobre abandono do Parque de Pituaçu: ‘Governo fecha os olhos’

12 de Maio de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024