Teixeira de Freitas: Prefeito coloca culpa em Lula sobre caos na saúde municipal
O prefeito de Teixeira de Freitas, Marcelo Belitardo (União Brasil), alegou que os problemas que o município passa na área de saúde pública atualmente é culpa do governo federal, contrariando a regra de que todos os poderes são responsáveis por cuidar e investir no setor prioritário à sociedade.
A fala foi dada durante uma entrevista a uma rádio local. Ao ser questionado sobre o assunto, o gestor da cidade localizada no sul baiano distribuiu toda a responsabilidade à União, comandada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na resposta, o prefeito tratou o caso como deboche, dizendo que a prefeitura não tinha nenhuma obrigação com o assunto, o que é inverídico.
“A saúde pública é uma questão nacional e não municipal. O problema não é de Teixeira de Freitas, então estuda um pouquinho antes de falar besteira. Essa conversa de que o município arca com isso é coisa de ignorante no assunto”, diz Belitardo, atacante o ouvinte que fez a pergunta.
O prefeito tomou uma posição após a vitória de Lula, afirmando que as dificuldades que a população teixeirense passa nos postos e unidades de saúde periodicamente é uma consequência da nova gestão no Palácio do Planalto, em Brasília. Belitardo é um apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), rival político do atual chefe de Estado brasileiro.
Responsabilidade da saúde pública
O funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) vem através do Pacto Tripartite, que é definido entre União, Estados e municípios do país. Cada um tem suas funções e destinações orçamentárias próprias para manter o complexo serviço em plena atuação.
As cidades são responsáveis, principalmente, em manter as áreas de atenção primária, por meio das Unidades Básicas (UBS) e de Saúde da Família (USF), e de urgência e emergência, com as Unidades de Pronto Atendimento (UPA).
Além disso, todos os municípios recebem recursos financeiros e insumos dos governos federal e estadual para prosseguir com campanhas de rotina. Um exemplo disso é a vacinação, onde a União destina os imunizantes para os Estados e ali é enviado para cada cidade, com a quantidade calculada para a população.
Outras notícias

Leo Prates lamenta morte do Papa Francisco e ressalta relevância do líder religioso para o mundo: ‘Legado eterno’
21 de Abril de 2025

Coronel Robson Pacheco assume chefia de gabinete do vice-governador Geraldo Júnior
20 de Abril de 2025

Deputado Alex Santana quer acabar com contagem de dias úteis para pagamento de salários; entenda a proposta
15 de Abril de 2025Segundo o projeto do parlamentar, a remuneração deve ser feita no 5º dia do mês para garantir segurança no orçamento dos trabalhadores

Projeto na Câmara de Salvador propõe a transformação do tradicional Sebo Brandão em biblioteca municipal
15 de Abril de 2025

Leo Prates participa de seminário da Frente Parlamentar do Empreendedorismo em Salvador
14 de Abril de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
