Especialista aponta principais riscos para a saúde durante o verão
O clima de alegria do verão carioca, com o sol a pino e as praias lotadas, esconde diversos riscos ao corpo humano. É preciso estar atento aos cuidados indicados por especialistas para que a estação mais esperada do ano não vire um pesadelo.
O cardiologista José Lima, do InCor e integrante da Comissão de Remoção de Órgãos da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), alerta para o risco de sedentários iniciarem atividades físicas sem o acompanhamento de um médico.

— Com o verão, as pessoas querem perder peso e pegam pesado, mesmo sem preparo. A partir dos 30 anos, homens e mulheres devem ir ao cardiologista antes de praticar exercícios. O problema é ainda maior quando a pessoa adere a uma dieta da moda, já que passará a se alimentar mal. Quando a frequência cardíaca sobe muito rápido, aumenta o risco de ter um evento agudo — explica.
Os praieiros de carteirinha precisam ter cuidado para não terem uma insolação. A falta de água no corpo pode causar até alucinações, de acordo com o neurologista André Lima.
— A dica é se hidratar com frequência. Em casos graves, o paciente pode ser internado e receber hidratação venosa. A pior situação pode levar a um edema cerebral — afirma o especialista.
Os olhos também podem ficar prejudicados quando entram em contato com os raios solares. Para protegê-los, é preciso usar óculos escuros. E não pode ser qualquer um.
— Eles precisam ter lentes confiáveis, com filtro UV. Entre usar um de má qualidade, como os vendidos em camelôs, e não usar, é melhor ficar com a segunda opção. Isso porque a pupila fica dilatada quando colocamos os óculos escuros e, se não houver a proteção da lente, a radiação atingirá os olhos de forma direta — diz o oftalmologista Marcus Sáfady, conselheiro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e Consultor do Instituto Varilux da Visão.
O médico alerta também para as pessoas não usarem colírios se estiverem com os olhos irritados, apenas soro fisiológico ou água mineral. Segundo ele, alguns produtos têm anestésico e podem piorar a situação.
FONTE: IBAHIA
Outras notícias

Projeto de Alex Santana exige parecer técnico prévio para transferências voluntárias da União
14 de Maio de 2025Texto está em análise na Câmara dos Deputados

TCM aprova contas da Saúde de Salvador em 2020 sob gestão de Leo Prates
14 de Maio de 2025

Leo Prates passa a integrar Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência na Câmara dos Deputados
13 de Maio de 2025

Leo Prates passa a integrar Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência na Câmara dos Deputados
13 de Maio de 2025

Marcelle Moraes eleva o tom sobre abandono do Parque de Pituaçu: ‘Governo fecha os olhos’
12 de Maio de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
