Salvador inclui no Vacinometro relação de estoque de 2ª doses dos imunizantes contra Covid-19


 

Iniciativa visa evitar que doses permaneçam ‘paradas’ no estoque da rede municipal

Após a publicação de resolução do Ministério da Saúde que obriga os municípios a manterem rigorosamente os intervalos de aplicação entre as doses das vacinas contra Covid-19 definidos no Plano Nacional de Imunização, o secretário municipal da Saúde da Salvador, Leo Partes, voltou a defender a antecipação da administração das doses complementares da Oxford e Pfizer. 
O gestor explica que a iniciativa assegura a otimização do sistema de vacinação e evita que as doses permaneçam paradas no estoque da rede municipal.

De acordo com Prates, a ideia seria permanecer com a recomendação do Ministério da Saúde de manter a data da dose de reforço dos imunizantes de 12 semanas, mas abrir a possibilidade de antecipação para Oxford para até 9 semanas, e para Pfizer de até 8 semanas. A administração antecipada da dose complementar das vacinas não gera prejuízo em relação ao percentual de imunidade assegurado pelos imunobiológicos. 

“O Ministério da Saúde baixou uma resolução em que responsabiliza o gestor por qualquer antecipação da aplicação da 2ª dose. Achamos um erro. Em Salvador, utilizamos a antecipação para otimizar o sistema nos dias que não temos a aplicação da 1ª dosem por exemplo. Isso evita aglomeração e dá mais conforto à população”, explicou Prates.

O titular da Saúde soteropolitana explicou ainda que com a expectativa do envio de quantitativos mais robustos de doses por parte do governo federal previsto para agosto, muitos municípios do país não terão estrutura física instalada para armazenar os imunizantes.

“Nos moldes que a campanha de vacinação acontece hoje, os municípios não têm margem de organização da vacinação, uma vez que não temos uma programação bem definida e preestabelecida do envio dos lotes por parte da gestão federal. Agora, o nosso receio é que surja um novo problema. Com a previsão da ampliação significativa da chegada das vacinas, muitas cidades não vão suportar receber tantas segundas doses, além de ter que manter o armazenamento das demais vacinas que fazem parte do calendário básico”, justificou.

A partir de agora, a SMS disponibilizará as informações relacionadas ao quantitativo de doses destinadas para segunda aplicação contidas no estoque da SMS estarão disponíveis no portal Vacinômetro - https://vacinometro.saude.salvador.ba.gov.br/ para que a população em geral possa ter acesso ao número de doses disponíveis no estoque da rede municipal para segunda aplicação.

Outras notícias

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

EDUCAÇÃO

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio

07 de Agosto de 2025

Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

SAÚDE

Centro de Saúde em Salvador realiza ações educativas sobre hepatites e câncer de cabeça e pescoço

07 de Agosto de 2025

CIDADE

Transalvador altera trânsito no Pelourinho para realização da Flipelô

06 de Agosto de 2025

SAÚDE

“Cantinho da Amamentação” é inaugurado na Unidade Saúde da Família (USF) São Marcos

06 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024